sábado, 4 de abril de 2009

A MULHER DOS TRINTA, UM CÂNONE DO SÉCULO XXI

Já passou o tempo em que ter trinta anos para a mulher era motivo ou de inquietação, ou medo, cansaço... Não faz tanto em que era normal, com essa mesma idade, ela já estar cansada de ser mãe e preparando-se para ser avó. Quem ainda não casara era rotulada de solteirona.



A longevidade mundial está aumentando e isto está mudando coisas de forma tão sutil que, principalmente os que estão vindo e os que aqui estão não há muito tempo, não percebem estas mudanças (podem até tagarelar alguns daqueles rótulos, mas entre eles mesmos existe uma outra percepção da realidade). É o novo mundo.



Neste mundo novo os trinta anos, por exemplo, são hoje vinte, assim como os 40 correspondem aos 30 e dai por diante. E aquela mulher, antes tão já envelhecida e motivo de zombaria, é agora a dona do mundo, por concentrar nela, beleza, experiência, sucesso e muitos outros atributos.



Nas passarelas novaiorquinas, para o Inverno 2010, por exemplo e para ficar no mundo da moda, quem está desfilando para importantes marcas? Elas! As top beldades na casa dos trinta, ao invés das girlies (as moçoilas bonitinhas, mas não tão conhecidas).



A moda não tem produzido mais modelos do nível dos anos 90, como Naomi, Claudia, Cindy, Kate Moss, Linda, Christy, entre outras. E o mercado, além de atender a um público cada vez maior - também uma causa da nossa colocação acima: longevidade, mais pessoas - está em crise e, por isso, mais cauteloso, isto é, vai apostar em quem tem mais experiência, para divulgar suas marcas - o que sabem, é sucesso
garantido. Quem? Ela. A trintona, no novo e bom sentido.



Não se pode esquecer ainda, uma outra consequência do mundo mais amadurecido, a mulher está no mercado e vem se tornando bem sucedida, o que abrange uma faixa etária que vai dos trinta aos 50, 60 anos (não duvidamos que não seja mais). E é esta mulher quem consome.



A Santa aposta nesta mulher, como a grande consumidora do momento, a mulher de trinta - cânone do século XXI, aquela que tem experiência, que por transitar entre duas faixas etárias: a recém ida adolescência e a recente maturidade, entende os dois mundos, "saca" eles, tira proveito disto, deita e rola e se torna objeto de observação, desejo, inveja, discussão, especulação. É a mulher do momento. Saudações trintonas!!






Kate Moss, 35 aninhos.

Leia Mais…

segunda-feira, 30 de março de 2009

********************E o floral voltará...

As passarelas do exterior, já confirmam o retorno do floral para as coleções primavera/verão 2010.


Os looks estampados que nos chegam da Europa tem muita personalidade, são ousados e realmente agradam esteticamente.


Esperamos que esta tendência chegue ao Brasil, mas que não repita o acontecido no verão passado, quando a sempre deslumbrante mulher brasileira ficou reduzida a uma igualdade triste, coberta por um uniforme de estampas sem criatividade.


Vamos pasmar juntas com a estamparia do velho mundo.


Hoje, Oscar de la Renta:




**********************************************************

Leia Mais…

domingo, 29 de março de 2009

A SANTA, GOSSIP GIRL E REEBOK

Nós adoramos Gossip Girl que semanalmente nos mergulha na glamourosa vida de um grupo de adolescentes novaiorquinos.



Ah, e o figurino?! Deslumbrante, não!? Um tanto demais, em alguns aspectos - ao que a Santa argumenta: "convenhamos, garotas e rapazes de quatorze a dezessete anos não
costumam usar um guardaroupa tão maduro, correto e impecável."



Mas cá entre nós, Ela não deixa de babar diante de cada episódio, acompanhando as histórias da invisível e instigante garota fofoqueira do Upper East Side.




Falando ainda sobre a turma (de bibelôs - um mais lindinho que o outro), Leighton Meester, a Blair Waldorf, foi convidada para ser o novo rosto do famosérrimo(sabemos que não existe esta palavra, mas ela bem que causa impacto) tênis de cano alto, da Reebok, um dos ícones da década de 80, numa releitura e o destino? Novamente a garota urbana, não podia ser outro,né?




E a Santa novamente aqui do nosso lado sussurrando-nos uma despretensiosa dica: "o tênis ficará fofo misturado também a um clássico, sexy ou girlie."





Na foto, a senhorita Meester numa peça de Phillip Lim e o já amado tênis.


**********************************************************

Leia Mais…