sábado, 25 de julho de 2009

O ROMANCE ENTRE MODA E ARQUITETURA


A história de amor entre a
arquitetura e a moda já é antiga
- aliás, vamos concordar, a arquitetura
é uma amante eclética, heterodoxa.
Ela já foi para o leito com outras artes
- e isso é antiquíssimo - como por exemplo,
com a pintura, com a escultura.
Romances que pegaram fogo até...
não terminou ainda (mas já viveu seu auge).
Com a moda estamos colocando
em palavras já há algum tempo.
Não que agora é maior o flerte,
mas a onda é grande.
Vamos bisbilhotar para ver os caminhos da
namoradeira:
A Tiffany's, por exemplo, na sua linha prata
exibiu modelos audaciosos (e não só pelo metal -
que vem tentando ser elevado à altura de seus irmãos).




Bracelete Tiffany's, by Elsa Peretti,
com formas sinuosas em escada.

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No vestuário duas assinaturas num modelo,
sendo que uma pela fonte de inspiração, está pegando.
Alguns exemplos, a brasileira, Glória Coelho,
colocada entre as dez melhores,
de uma lista privilegiada de especializados,
desfilou sua coleção de Verão 2010,
com vários modelos com referências arquitetônicas.




O vestido by Glória Coelho tem inspiração...



... no Prédio que abriga o Guggenheim, em Bilbao
(cidade portuária basca).
Todo o prédio lembra escamas de peixe
- significativo? - na forma de barcos.

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Carlos Miele desfilou sua coleção Inverno 2010,
em New York sob a inspiração da arquitetura paulista
e no artista conceitual Sol LeWitt.




Lindoo!

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Gustavo Lins, mineiro, convidado a participar
da semana da alta-costura em Paris, apresentou
sua coleção Inverno 2010, na galeria Nathelie Obadia.
O que nos interressou
na entrevista de Lins,
é a sua identificação em construir peças
do vestuário feminino estruturadas,
numa associação claríssima à arquitetura.




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A nossa estilista,
Patrícia Beckmann,
no seu trabalho de conclusão de Curso,
em 2001 (ainda com os pés na faculdade),
inspirou-se na obra
do premiado arquiteto espanhol,
Santiago Calatrava,
para desenvolver sua coleção.

A peça top foi um vestido
desenvolvido em malha
- pois esse era o material disponibilizado -
transformada num look de alta-costura,
pela sua modelagem e costuras exemplares
e seu visual sofisticado.
Num paralelo à obra de Santiago (postada abaixo),
das linhas do L'Hemisféric, a Patríca usou nenrvuras no
corpete; linhas fortes da modelagem casados com a graciosidade
do final do visual, numa referência à estrutura também
forte do prédio inserida numa trama graciosa; além da
forma ovalada sendo traduzida pela saia e cauda.





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L'Hemisféric, Ciudad de Las Artes y Las Ciencias,
Valentia, Esp. Santiago Calatrava

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quinta-feira, 23 de julho de 2009

BAMBI NA CAMPANHA DE STELLA MCCARTNEY

Com um pensamento ecológico - nenhum material
de origem animal em sua coleção -
associado a uma conotação lúdica,
com a presença deles: Bambi e seus amiguinhos,
o que além ratificará o amor de Stella McCartney
pela natureza, a campanha da famosa estilista inglesa,
estará nas revistas internaicionais a partir de Setembro
com o material da Primavera/Verão 2010.
E também, segundo McCartney, com o objetivo de
traçar um paralelo de contraste entre suas peças de teor
um tanto selvagem com a personalidade inocente
das personagens animadas de Disney.


A modelo Sigrid Agren e BAMBI


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A modelo, francesa Sigrid Agren,
nascida na Martinica, foi clicada na
floresta de Worcestershire
por Ryan McGinley e as imagens de Bambi
e sua sapeca turminha foram
acrescentadas digitalmente em estudio.


A turma do barulho do BAMBI
começando por, Thumper, o coelho (e assanhado:
ao lado de Sigrid), Owl, a coruja e
Flower, o gambá, que também participam da campanha
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segunda-feira, 20 de julho de 2009

MADELEINE VIONNET INFLUÊNCIA HOMENAGEADA

Contemporânea de Coco Chanel, alguns poucos anos
mais velha do que a mesma, Madeleine Vionnet
(1876-1975) foi apontada como a pessoa do
mundo fashion que mais contribuiu em
termos técnicos à alta-costura.



Um dos grandes exemplos de suas
criações foi o corte enviesado,
"bias cut", isto é, o corte que
realiza-se de viés em relação ao
eixo do tecido. Modelava
(moulage: criação sua) sobre
uma boneca de madeira, com 80
centímetros de altura,
de corpo almofadado: pronto
para receber alfinetes,
coadjuvantes na escultura da
peça. Para só depois
criar a peça em tamanho humano.
Lembrando que um tecido -
algo plano - é transformado
numa peça adequada para se ajustar à dimensão
do nosso corpo, massa espacial.


A roupa é uma escultura. (Ela era chamada de
arquiteta - não à toa). Para construí-la precisa-se
modelá-la. É básico mas por ser um
conhecimento tão absorvido culturalmente,
que se esqueceu da complexidade desse pseudo simples.
Outro item relacionado ao "bias cut", a quantidade
na metragem horizontal que se despende
para um corte desse tipo é enorme, ela encomendava
seus tecidos com dois metros de largura -
onde um dos padrões da área é de 1,40m.



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Madeleine modelou também no plano. Era uma expert.
Outra marca sua foi o drapeado - inspiração no
vestuário grego. Buscava a limpeza na confecção de
uma peça, ao ponto de usar nós estilizados em lugares
estratégicos ou bordados com a finalidade de evitar
a costura. Em muitas de suas peças a mesma era cortada
de modo a receber uma só costura lateral.



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A pobre menina francesa iniciou sua carreira aos
11 anos como aprendiz de corte e costura. Trabalhou
duro e passou por nomes de peso da época como
Kate O’Reilly, Callot Soeurs e Doucet.
Somente em 1912 conseguiu abrir sua própria maison.
Vestiu stars hollywoodianas como Marlene Dietrich,
Katharine Hepburn e Greta Garbo.

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Pois está acontecendo em Paris, no Musée des Arts
Décoratifs, uma mostra que homenageia essa grande
estilista e irá até 31 de Janeiro de 2010. Uma centena
de vestidos, setecentos e cincoenta desenhos de padrões
e cerca de setenta e poucos álbuns fotográficos.
Sua contribuição é tão profunda que a alta costura
ainda sofre influência do seu trabalho, entre nomes
conhecidos temos Gaultier, Galliano e Lagerfeld.


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