sábado, 25 de julho de 2009

O ROMANCE ENTRE MODA E ARQUITETURA


A história de amor entre a
arquitetura e a moda já é antiga
- aliás, vamos concordar, a arquitetura
é uma amante eclética, heterodoxa.
Ela já foi para o leito com outras artes
- e isso é antiquíssimo - como por exemplo,
com a pintura, com a escultura.
Romances que pegaram fogo até...
não terminou ainda (mas já viveu seu auge).
Com a moda estamos colocando
em palavras já há algum tempo.
Não que agora é maior o flerte,
mas a onda é grande.
Vamos bisbilhotar para ver os caminhos da
namoradeira:
A Tiffany's, por exemplo, na sua linha prata
exibiu modelos audaciosos (e não só pelo metal -
que vem tentando ser elevado à altura de seus irmãos).




Bracelete Tiffany's, by Elsa Peretti,
com formas sinuosas em escada.

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No vestuário duas assinaturas num modelo,
sendo que uma pela fonte de inspiração, está pegando.
Alguns exemplos, a brasileira, Glória Coelho,
colocada entre as dez melhores,
de uma lista privilegiada de especializados,
desfilou sua coleção de Verão 2010,
com vários modelos com referências arquitetônicas.




O vestido by Glória Coelho tem inspiração...



... no Prédio que abriga o Guggenheim, em Bilbao
(cidade portuária basca).
Todo o prédio lembra escamas de peixe
- significativo? - na forma de barcos.

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Carlos Miele desfilou sua coleção Inverno 2010,
em New York sob a inspiração da arquitetura paulista
e no artista conceitual Sol LeWitt.




Lindoo!

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Gustavo Lins, mineiro, convidado a participar
da semana da alta-costura em Paris, apresentou
sua coleção Inverno 2010, na galeria Nathelie Obadia.
O que nos interressou
na entrevista de Lins,
é a sua identificação em construir peças
do vestuário feminino estruturadas,
numa associação claríssima à arquitetura.




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A nossa estilista,
Patrícia Beckmann,
no seu trabalho de conclusão de Curso,
em 2001 (ainda com os pés na faculdade),
inspirou-se na obra
do premiado arquiteto espanhol,
Santiago Calatrava,
para desenvolver sua coleção.

A peça top foi um vestido
desenvolvido em malha
- pois esse era o material disponibilizado -
transformada num look de alta-costura,
pela sua modelagem e costuras exemplares
e seu visual sofisticado.
Num paralelo à obra de Santiago (postada abaixo),
das linhas do L'Hemisféric, a Patríca usou nenrvuras no
corpete; linhas fortes da modelagem casados com a graciosidade
do final do visual, numa referência à estrutura também
forte do prédio inserida numa trama graciosa; além da
forma ovalada sendo traduzida pela saia e cauda.





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L'Hemisféric, Ciudad de Las Artes y Las Ciencias,
Valentia, Esp. Santiago Calatrava

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